Drenagem Pós Operatório Corporal

Home / Pós Operatório Corporal / Drenagem Pós Operatório Corporal

Após a liberação do médico responsável, pode-se iniciar a massagem de Drenagem Linfática Manual clássica ou reversa, dependendo do local das incisões, com movimentos rítmicos e suaves, que atua de forma eficaz na drenagem do edema proveniente do ato cirúrgico, com efeitos diretos na circulação sanguínea, no metabolismo, na desintoxicação do tecido, melhorando a nutrição das células. A execução de manobras de drenagem no pós-operatório imediato apresenta grandes benefícios para a prevenção e tratamento das sequelas provenientes do ato cirúrgico.

A DRENAGEM LINFÁTICA é uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos. Por esse processo são eliminados o excesso de líquido e as toxinas. Pode ser feita de forma manual, mecânica ou por meio de uma modalidade mais recente, a eletroestimulação. É aplicada com movimentos de pressão leve, suave, rítmica, lenta e precisa.

É o líquido que está contido nos vasos que compõem o sistema linfático. Semelhante ao plasma sanguíneo, ela é incolor e viscosa, composta por água, substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas resultantes do trabalho do metabolismo.

A linfa conduz o líquido excedente e as toxinas aos órgãos excretores, provocando uma limpeza interna. Ela também é responsável por levar oxigênio, substâncias nutritivas e hormônios para os tecidos, o que é fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Como a linfa se desloca sempre numa mesma direção, ela depende de forças externas, tais como a gravidade, as manobras de massagem, além das forças internas (como a contração muscular, a pulsação das artérias próximas aos vasos, o movimento das vísceras e os movimentos respiratórios) para funcionar como um relógio. Então, você pega o rodo (manobras de drenagem linfática) e puxa toda a água para o ralo (gânglios linfáticos) até secar o quintal, ou seja, desobstruir o local.

 

Não. A finalidade da DRENAGEM é coletar os líquidos presos entre as células, colocá-los nos vasos capilares e, por meio de variados movimentos suaves, fazê-los caminhar para que sejam eliminados. Por isso mesmo, a massagem deve ser rítmica, sem muita pressão — já que a linfa corre na superfície da pele e seu fluxo é relativamente lento e precisa ser respeitado. Assim, não há a necessidade de manobras que provoquem dor ou desconforto. A idéia é que ela seja inclusive relaxante, causando bem-estar. O que acontece é que os locais com inflamação ou cicatrizes recentes podem estar mais sensíveis.

 – Drenagem é indispensável nesse período, fazer de 2 a 3x por semana;

 – Não se expor ao sol de maneira alguma;

 – Evitar o uso de cremes e hidratantes na região;

 – Cuide da sua alimentação com carinho, uma boa alimentação saudável e equilibrada proporciona uma boa recuperação;

  – Não aquecer o local;

 – Não fazer esforços físicos até a liberação do seu médico;

 – Suspender atividades físicas;

 

Open chat
Fale Conosco