Acne e Cicatrizes
A Acne é uma doença de pele que ocorre quando as glândulas secretoras de óleo (glândulas sebáceas) se tornam inflamadas ou infectadas, provocando cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes. A Acne aparece na puberdade induzida pelo início da produção de hormônios femininos (estrógenos) e masculinos (andrógenos). Existem vários tipos de acnes. Existem diversas profundidades das espinhas. Algumas delas podem se aprofundar de tal forma que formam cistos e nódulos. Quando a espinha passa da derme, você tem um risco maior de criar uma cicatriz ali, pois aquela inflamação vai envolver a produção e interrupção da produção de colágeno e elastina naquela região, o que por sua vez vai gerar uma cicatriz.
Existem também alguns tipos de cicatrizes de acne:
Cicatrizes hipertróficas ou elevadas, cicatrizes atróficas e cicatrizes distróficas.
Elas são provocadas pela obstrução das glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo da pele, e podem ser influenciadas por vários fatores, como excesso de oleosidade, acúmulo de bactérias, desregulação hormonal e tendência à inflamação e ao acúmulo de células e tecidos mortos (queratina).
Dra. Michele Lopes Reimberg afirma que produtos de skincare que estimulam a renovação celular e a produção de colágeno vão ajudar em todos os tipos de cicatrizes. Mas ela faz questão de alertar: “Eles suavizam a textura da pele e ajudam a pele a produzir mais colágeno, mas a cicatriz de acne é um tratamento muito complexo. Não é apenas um procedimento, necessita de outros. Precisamos fazer associações. Por isso a estética sempre faz parte do tratamento de cicatrizes e acnes”.
Acne e Cicatrizes tem tratamento ?
Existem alguns tratamentos sim. O tratamento tem como objetivo manter a sujeira e o óleo fora dos poros, reduzindo assim a inflamação.