Fios de Sustentação
O QUE SÃO OS FIOS DE SUSTENTAÇÃO?
Fios de sustentação são filamentos colocados no tecido subcutâneo para levantar a pele caída com o processo de envelhecimento, eles são usados para melhorar o contorno facial. Esses fios possuem pequenas espículas ao longo de seu comprimento, que são usados para fixação. São 100% absorvíveis e com rápida recuperação.
O efeito do tratamento vem não só dessa sustentação física, mas também da capacidade que os materiais que compõem esses filamentos possuem de estimular a atividade de fibroblastos, células produtoras de colágeno.
O colágeno é um componente estrutural importante da pele e a queda na sua produção é uma das responsáveis pelos sinais do envelhecimento, em especial pelo aparecimento de rugas e marcas de expressão. Em razão disso, inicia-se um processo inflamatório que estimula a produção de colágeno no local. Isso, depois de um certo tempo, irá promover uma pele mais firme. Pouco tempo depois, o organismo começa a produzir um tecido reparador fibrocolagenoso ao redor do fio que foi colocado.
O nome técnico para isso é neocolagênese, que nada mais é do que a produção de um novo colágeno. Essa produção é proporcional ao tamanho do fio inserido.
Dois são os tipos de fios mais utilizados:
Fios de PDO (polidioxanona)
São absorvidos lentamente por um período entre 90 e 120 dias, estimulando a produção de colágeno ao longo deste processo. Seus efeitos chegam a durar 8 meses.
Fios de Ácido Polilático
Esses fios possuem pequenas garras que auxiliam na fixação da pele. São mais resistentes do que os fios de PDO, sendo que seus efeitos podem durar até 1 ano e meio.
Esse tratamento é indicado para pessoas que possuem mais de 30 anos de idade, sentem-se incomodadas por apresentarem flacidez leve a moderada na pele e não possuam excesso de gordura na região a ser tratada.
Os resultados se tornam mais aparentes a partir da terceira semana de aplicação.
– Fazer pouca ingestão de alimentos durante as primeiras 24 horas após a colocação dos fios;
– Prefira alimentos líquidos e frios (sopas, iogurtes, vitaminas, sorvetes, sucos, gelatinas), evitando alimentos quentes e condimentados.
– Evite falar em excesso, evitando esforços e a permanência ao sol por 48 horas.
– Procure descansar por 48 horas assim seu pós procedimento será mais tranquilo e sem transtornos.
– Não faça bochechos vigorosos, caso indicado como profilaxia, faça-o levemente.
– Caso os fios sejam colocados no nariz evite assoar o nariz.
– Evite provisoriamente bebida alcoólicas e evite ao máximo fumar.
– Em caso de dor, evite o uso de medicamentos que contenham ácido acetil salicílico (Aspirina, AAS, Melhoral, Buferin, Doril…).
– Faça a aplicação de compressas com gelo na região nas primeiras 24 horas após a colocação dos fios. Coloque a compressa sobre a face por 10 minutos, com intervalos de 5 minutos. (Contudo é normal um inchaço após 48 horas).
– Evite ao máximo movimentos de tração da pele da face no sentido descendente (de cima para baixo).
– Evite dormir pressionando o local da colocação dos fios, dormir em posição supina (de barriga para cima) por até 15 dias.
– Atividades leves podem ser retomadas após 10 dias.
– Em caso de desconforto de preferência a analgésicos.